Pedro Gadanho nos Portugueses Mais - TVi24

Home»Galeria»Pedro Gadanho nos Portugueses Mais – TVi24

 
Programa criado por Ana Teresa Silva e Manuela Botelho para a TVi24. Programa IV com Pedro Gadanho, com entrevista realizada por Ana Teresa Silva. Agosto de 2015.

SOBRE PEDRO GADANHO
Pedro Gadanho nasceu na Covilhã em 1968. Licenciou-se na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, é mestre em Arte e Arquitectura pelo Kent Institut of Arts and Design, em Inglaterra, e doutorado em Arquitetura e Mass Media pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.

Arquiteto, curador e escritor, Pedro Gadanho foi curador de Arquitectura Contemporânea no Departamento de Arquitetura e Design do MoMA, em Nova York, um dos museus mais importantes do mundo.

Foi editor de uma série de livros única no campo da ficção em arquitetura e escrita urbana experimental intulada Beyond, Short Stories on the Post-Contemporary iniciada em 2009 para a Sun Publishers, em Amsterdão.

E é também autor do livro Arquitectura em Público de 2011.

Ensinou na Faculdade de Arquitectura do Porto, de 2000 a 2003, e foi co-diretor da ExperimentaDesign. Foi curador de mostras internacionais, tais como Space Invaders, para o British Council, em Londres, e Pancho Guedes, um Modernista Alternativo, para o Museu de Arquitetura Suíça.

Mais recentemente, integrou o painel consultivo para o Pavilhão britânico na Bienal de Arquitetura de Veneza 2010, e foi o co-organizador da 1ª Conferência Internacional sobre Arquitetura e Ficção – Once Upon a Place.

Pedro Gadanho é atualmente o diretor do novo museu da Fundação EDP, Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa.