Motivação

Home»Galeria»Motivação

 
Rubrica de Boas Notícias por Ana Teresa Silva na SIC Mulher.

Muitos dos jovens descendentes de imigrantes enfrentam dificuldades importantes na sua plena integração na sociedade portuguesa. Sofrem uma maior exposição à pobreza, à exclusão social, ao racismo e à discriminação.

Os sentimentos de desânimo, de revolta e de desintegração que poderiam gerar essas experiências podem e devem ser contrariados por uma verdadeira igualdade de oportunidades e pelo reforço de modelos e de lideranças de referência.

A Academia UBUNTU foi desenvolvida enquanto projeto de educação não formal, que teve em vista a capacitação e formação em liderança de jovens descendentes de comunidades de imigrantes em Portugal. Foi conceptualizada a partir de referências da cultura africana – Ubuntu – e do exemplo de vida de grandes figuras como Nelson Mandela, Martin Luther King ou Desmond Tutu.

Os 41 participantes – jovens com elevado potencial de liderança e com a firme determinação de cumprir todo o programa – foram selecionados a partir de propostas apresentadas por escolas, universidades, associações de imigrantes, associações culturais, projetos do Programa Escolhas, entre outras instituições.